sexta-feira, 12 de novembro de 2010

MEDO DE SER TRANSFORMADO

Esta é hora de confiar no Poder Superior

“O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes.” (Deuteronômio 31.8)

“Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseres te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.” (Rute 3.11)

Falamos de mudanças e transformações como sendo algo importante e necessário nos dias atuais, principalmente se estas mudanças produzirão resultados satisfatórios. Contudo, estou preparado para aquelas mudanças que modificarão meus hábitos, comportamentos e vícios?

Outro fator importante está na verdade de que não mudamos de uma hora para outra, isso leva tempo e um esforço pessoal, visto que nos acostumamos àquele comportamento e dele tiramos muitos proveitos.

“A Recuperação inclui eliminar qualquer idéia equivocada a respeito de Deus, qualquer objeto material que O substitua e qualquer pecado que controle o sujeito. A recuperação significa colocar Deus no lugar que merece como Senhor absoluto da nossa vida”. (Autor Desconhecido)

No passo quinto, a declaração é: “Admitimos para Deus, para nós e para outro ser humano a natureza exata dos nossos erros.”

Confessem suas faltas uns aos outros e orem uns pelos outros, a fim de que vocês possam ser curados. Tg 5. 16 BV

O ser humano, de um modo geral, sente-se desconfortável com propostas de mudanças, quando não há controle sobre as circunstâncias.

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz. (Platão)

Em um dos encontros do Celebrando tivemos a oportunidade de observar o depoimento de um artista sobre sua dependência química. Na ocasião, refletimos sobre as possíveis coisas que ele conquistou até o momento em que a droga o destruiu, observando que, seu sucesso, poder, fama e tantas outras coisas, estariam sendo beneficiados por tal comportamento.

Quando estamos dentro e agindo no mau hábito, usando o comportamento compulsivo, seja sozinho ou em grupo, sentimos que o “controle está em nossas mãos”. Não está. Pensando, agora, sobre alguma situação deste tipo, como se sente?

“O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É claro que não! Mas foi a lei que me fez saber o que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: ‘Não cobice.’” (Romanos 7:7)

Só o Poder Superior de Jesus Cristo pode iluminar nossas mentes, coração e razão, sondando da maneira que só Ele pode e sabe fazer, clareando a cada um de nós quando e como, realmente, temos que mudar.

A palavra transformar traduz o ir além de uma forma ou fôrma, significa submeter-se ao aperfeiçoamento diário, um dia de cada vez, experimentando uma vitória de cada vez, já que não somos máquina e não podemos, simplesmente, reiniciar como um sistema.

Tudo o que idealizamos de nós e para nós mesmos só terá sentido se Jesus tomar o lugar de essência da nossa vida, fazendo-nos reconhecer que o SEU fardo é leve, não o nosso.

2 comentários:

  1. Graça e paz! Penso que este medo tenha a ver com a confrontação e o fato de sermos reprovados pela luz. Mas a cura está próxima quando assumimos a nossa reprovação! Se alguém diz que não comete pecado é mentiroso e a verdade não está nele. Mas se confessarmos o pecado, podemos ser perdoados, sarados, transformados. E como é trágico viver com medo da luz! Porém, graças dou a Deus porque o seu perfeito amor permite que o medo seja lançado fora. E que compreensão tem Deus!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos posts. Acho que quase todo mundo conhece alguém com dificuldades de compreender o processo de recuperação. E encontrar forças para se alegrar nela não é tão simples. Desejo que seu blog consiga ultrapassar as barreiras para ajudar essas pessoas!

    Estou seguindo seu blog. Depois dá uma passadinha no meu:

    http://corroborado.blogspot.com

    Abç

    ResponderExcluir